10 pequenas coisas que você pode fazer todos os dias pelo bem da sua saúde mental
Respire fundo. Leia sem pressa. Assim, já começamos bem.
Da Redação - Publicado: 23/06/2017 - Atualizado: 24/10/2017

1. Crie uma rotina da manhã para começar bem o dia

Não precisa ser algo trabalhoso. Afinal, nem todo mundo acorda mega disposto. Pode ser um café quentinho, um banho relaxante, um café da manhã gostoso, um podcast a caminho do trabalho ou exercícios físicos – para os mais animadinhos. Dar um up no humor logo de manhã pode te colocar em uma vibração boa para o resto dia.

2. Lembre de uma coisa boa que aconteceu no seu dia

Por pior que tenha sido o seu dia, existe sempre alguma coisa boa para ser lembrada. Um detalhe que te alegrou por um momento. Foque nele. O almoço foi bom? O VR caiu? O dia estava naquele clima que você gosta? Um meme ou vídeo da internet te fez rir por uns minutos? Coisas boas acontecem, sim. Não se esqueça delas.

3. Presenteie-se com um agradinho que faça você se sentir bem

A gente entende que os orçamentos estão cada vez mais apertados. Mas não dá para viver só para pagar contas, né? Então não se prive de comprar aquele presentinho que vai te deixar feliz. Cremezinhos, sabonetes e velas com aquele cheiro maravilhoso, uma poltrona confortável para passar um tempo lendo ou assistindo TV. Um pouco de mimo vai te fazer bem.

4. Faça um detox digital

Passar um tempo longe das mídias digitais ou até mesmo deletar aplicativos que estão te fazendo mais mal do que bem pode ser uma boa. Não precisa ser uma decisão definitiva, mas vale a pena o teste para diminuir o estresse. Não é novidade que facebook, twitter, instagram e outras redes costumam ser, para muita gente, gatilhos silenciosos de ansiedade e estresse.

5. Pare de se comparar com os outros

Ninguém posta no Instagram as coisas que não dão certo no dia. Os boletos pra pagar, o metrô lotado, a pia cheia de louça, enfim, os tropeços da vida. Portanto, não crie a ilusão de que a vida dos outros é perfeita. Você só precisa ter sempre em mente a certeza de que está fazendo o melhor que pode.

6. Não reprima sentimentos negativos

Ignorar suas emoções, mesmo aquelas que estão te deixando triste, não vai fazer com que elas desapareçam. Ninguém passa pela vida se sentindo feliz o tempo todo. É preciso saber lidar com os momentos de tristeza e sentimentos negativos e aprender com eles.

6. Encontre mais os seus amigos e desabafe com pessoas que te fazem bem

Faz parte do processo de lidar com sentimentos, colocá-los para fora de vez em quando. Encontre um amigo que está sempre pronto para aquela sessão desabafo e se abra. Você não precisa seguir seus conselhos, mas o simples fato de colocar para fora vai te ajudar.

8. Procure um hobbie para desligar da rotina

Encontre qualquer passatempo que dê prazer no seu tempo livre. Nós já mostramos aqui no portal que ter um hobby é comprovadamente uma forma de manter a mente saudável.

9. Durma bem (e mais)

Quem é que não gosta de uma boa noite de sono? Tente definir um horário para dormir e acordar, isso ajuda a regular seu relógio biológico. Além disso, problemas para dormir são indicativos de que sua saúde mental precisa de um pouco mais de atenção.

10. Não tenha vergonha de buscar ajuda profissional

Pequenas mudanças e práticas podem, sim, ajudar a cuidar da sua saúde mental. Mas nunca dispense a ajuda profissional. Converse com o seu médico ou procure um especialista e fale abertamente sobre seu estado emocional. Ele vai recomendar a melhor forma de cuidar da sua saúde mental.

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