Incontinência urinária

O que é

A incontinência urinária é a perda involuntária da urina. Atualmente, está presente no dia a dia de aproximadamente 5% da população mundial e 10 milhões de brasileiros, incluindo homens, mulheres, idosos e esportistas.

Incontinência urinária em mulheres

Apesar de estar presente na vida de 10 milhões de brasileiros de todas as idades e sexos, a incontinência urinária é duas vezes mais comum no sexo feminino. Pesquisas apontam que 40% das mulheres com mais de 50 anos de idade apresentam algum nível de escape de urina. A disfunção é causada pela perda involuntária da urina, não necessariamente em grandes volumes. Pequenos escapes também podem acontecer normalmente.

Incontinência urinária masculina

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, a disfunção afeta cerca de 5% dos homens que são submetidos à cirurgia de próstata. Muitas pessoas acreditam que o problema se caracteriza somente quando há perda grande e incontrolável de urina, mas pequenos escapes diários também são caracterizados como incontinência.

Incontinência urinária em Idosos

Incontinência urinária é a dificuldade ou incapacidade de reter ou controlar a urina e normalmente é considerada equivocadamente pela família e pelos amigos como parte natural do envelhecimento. Embora ela também acometa idosos, a disfunção não é exclusivamente causada pela idade e pode estar presente em todas as fases da vida, como já mostramos acima.

Incontinência urinária em Esportistas

Mesmo quem pratica exercício físico pode desenvolver incontinência urinária, o que não quer dizer que é preciso abandonar as atividades por conta da perda involuntária de urina. Para isso, existem diversos produtos e tratamentos. A disfunção pode estar presente na vida de qualquer pessoa, independente da idade, sexo e da prática (ou não) de exercícios físicos.